sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Dica de Roteiro Buenos Aires

A Plaza de Mayo é tradicional o ponto de partida para desvendar Buenos Aires, já que concentra a sede do poder nacional e outros grandes edifícios históricos. A umas quadras dali, o Obelisco marca o encontro da Avenida 9 de Julio com a Avenida Corrientes, abrindo espaço a várias livrarias, cinemas e teatros. O bairro de Retiro, cenário do vai-e-vem cotidiano de milhares de portenhos, completa a mais autêntica paisagem urbana da capital.

Circuito 1 - Plaza de Mayo

: Plaza de Mayo É o símbolo das manifestações históricas do povo argentino. Ao seu redor está a Casa Rosada e a Catedral Metropolitana. Ao norte da praça está a "city portenha", área movimentada que marca o centro financeiro da capital.

: Casa Rosada (Balcarce 50) É a sede da Presidência da República, em cuja sacada foram feitos os mais importantes pronunciamentos da história argentina. O interior do edifício conta com vários pontos de interesse mas só o museu está disponível para visitas públicas.

: Catedral Metropolitana (Av. Rivadavia e San Martín) O padrão arquitetônico adotado é o de uma igreja sem torres e com 12 colunas representando os apóstolos. Do lado direito da Catedral se encontra o Mausoléu com os restos do herói libertador argentino, o General San Martín.

: Cabildo (Hipólito Yrigoyen e Av. de Mayo) Apesar das sucessivas reformas, esse edifício ainda respira história pois foi o epicentro da Revolução de Maio de 1810, data da independência argentina. Tem um museu aberto a visitação e um restaurante.

: Avenida de Mayo É interessante observar a variedade de cúpulas e fachadas de todos os estilos desta enigmática avenida que parte da Plaza de Mayo e desemboca no imponente edifício do Congresso Nacional.

: Café Tortoni (Avenida de Mayo 825) Além de ser o café mais antigo de Buenos Aires, o Tortoni é um clássico portenho e por isso merece uma visita. Oferece shows de tango e jazz, além de um menu inspirado em pratos e sobremesas típicas.

: Palacio Barolo (Avenida de Mayo 1370) Um chamativo prédio que data de 1923, totalmente inspirado na Divida Comédia de Dante Alighieri. Entra-se pelo inferno, passando por andares do purgatório e chegando aos do céu. Na cúpula há um farol com uma vista surpreendente de Buenos Aires. Apesar de que no prédio funcionam normalmente vários escritórios, oferecem visitas turísticas guiadas.

: Manzana de las Luces (Bolívar, A. Alsina, Peru e Moreno) É um conjunto de edifícios relacionados com a história e cultura portenhas, onde se escondem a igreja mais antiga da cidade e túneis da época colonial. Oferecem visitas guiadas diariamente.



Circuito 2 - Retiro

: Plaza San Martín Uma das maiores e mais belas praças de Buenos Aires. Com seus desníveis e suas árvores frondosas, é ideal para fazer uma pausa tranqüila e ao mesmo tempo observar o vaivém dos executivos que trabalham nos prédios modernos de Retiro. Nos dias de verão, muita gente aproveita para tomar sol ou fazer um piquenique.

: Torre de los Ingleses Em frente à estação de trem Retiro fica localizada esta emblemática torre de tijolos vermelhos, que foi doada ao país por residentes britânicos em comemoração ao centenário da Revolução de Maio de 1810.

: Calle Florida É a rua de pedestres por excelência de Buenos Aires, obrigatória para qualquer visitante. O forte aqui são os artigos em couro e peles.

: Galerías Pacífico (Florida e Av. Córdoba, Centro) Este edifício da belle époque portenha que funcionava antigamente como galeria de arte é hoje o shopping mais procurado pelos turistas. Bonito por fora e por dentro, suas paredes e cúpulas foram pinceladas por importantes artistas argentinos. Quanto às lojas, são certamente de excelente nível, incluindo nomes como Cacharel ou Yves Saint Laurent. Destaque também para as várias casas especializadas em artigos de couro.

: Centro Cultural Borges (Viamonte e San Martín) Localizado no mesmo prédio que as Galerías Pacífico, este centro cultural oferece exposições diversas de artistas de renome internacional que estiveram ou não ligados ao grande escritor.

: Museu de Arte Hispano-Americana (Suipacha 1422) Arte colonial e artesanato em prata.

Circuito 3 - Obelisco e Avenida Corrientes

: Avenida 9 de Julio A Avenida 9 de Julio, a Avenida Corrientes e o Obelisco, no cruzamento de ambas, representam o cartão-postal clássico do centro portenho. Passando por aí de segunda a sexta é possível conhecer o perfil de um habitante da cidade, com toda a correria de um dia de trabalho.

: Teatro Colón (Cerrito e Tucumán) É um grande orgulho para Buenos Aires possuir um dos melhores teatros líricos do mundo. Mesmo que você não possa assistir a um espetáculo não deixe de realizar uma visita guiada e conhecê-lo por dentro. Atualmente em reforma, a reabertura do teatro é prevista para 2010.

: Avenida Corrientes Além do magnífico Colón há cerca de outros 60 teatros em Buenos Aires. Grande parte se encontra na Avenida Corrientes, centro da atividade teatral portenha. As peças vão desde musicais, passando por textos populares e comédias, até adaptações de grandes obras internacionais. Outra especialidade da avenida são as livrarias e cafés literários. Os preços são variados mas há lojas especializadas em vender livros baratos, que podem custar apenas 2 pesos.

: Paseo la Plaza (Av. Corrientes 1660) Um complexo teatral muito recomendável a qualquer hora do dia ou da noite, já que além das salas de espetáculos possui lojinhas, restaurantes e bares em seu interior.

: Once Se a palavra de ordem é economizar, o trecho da avenida Corrientes que vai de Callao até Pueyrredón tem várias lojas de roupas, calçados e acessórios com venda no varejo e no atacado e preços inigualáveis.

: Abasto de Buenos Aires (Av. Corrientes 3200) O Abasto é um dos mais novos shoppings de Buenos Aires e funciona num prédio que antigamente era o mercado central da cidade. O shopping, além da grande variedade de lojas, tem praça de alimentação, 12 salas do Hoyts General Cinema, um mundo infantil e esporadicamente oferece exposições e palestras sobre temas variados. Do lado de fora, uma estátua de Carlos Gardel, que morou por essas redondezas no começo de sua carreira.

2 comentários: