Em Buenos Aires há comidas de diferentes regiões e várias especialidades autóctones. As zonas
gastronômicas estão bem marcadas.
Costanera Norte e Puerto Madero são conhecidos por suas “parrilladas”. Avenida de Mayo é a zona da comida espanhola. As pizzas mais tradicionais estão na Av. Corrientes. As zonas de praça Cortázar, Palermo Hollywood, Recoleta e Las Cañitas oferecem especialidades de gourmet: pratos bem elaborados, refinados, exóticos.
A que horas é o jantar
Em Buenos Aires é comum que o horário do jantar seja bastante tarde, depois das 22 horas e até de madrugada. Se em cidades como Paris, Nova Iorque ou Londres os restaurantes estão completamente cheios aproximadamente às 20.30h, em Buenos Aires isso não costuma acontecer antes das 23 horas.
Como pedir a conta
Usa-se o gesto quase universal de fazer como se estivesse escrevendo na palma da mão. Às vezes e em alguns lugares de Buenos Aires é comum chamar o garçom também em voz alta com o apelativo “jefe”(chefe) ou “maestro” (mestre).
Gorjeta
A gorjeta não é obrigatória nem tem uma porcentagem fixa, a quantidade que se deixa depende da atenção e da qualidade do serviço.
“Asado” (churrasco)
Carne e vísceras assados nas brasas. Também se chama “assado” à reunião na qual se prepara e se serve este prato. É freqüente então ouvir frases como: "Te convido para um assado".
Pixe-rei
O peixe-rei é realmente uma delícia nacional, não tem equivalente em águas que não sejam as do litoral argentino ou dos rios de planícies e montanhas.
Massas
As massas são uma tradição na mesa familiar dos domingos.
Os nhoques do dia 29:No dia 29 de cada mês é um costume comer nhoques e colocar uma nota de dinheiro embaixo de cada prato como uma maneira de atrair mais dinheiro.
Pizza
É preparada na fôrma ou na pedra, come-se com talheres ou com a mão. O costume é acompanhar o triângulo saboroso com a “fainá” (uma massa feita com uma farinha de grão de bico).
Doces
O “vigilante” é uma sobremesa tradicional de queijo com doce (de batata doce ou marmelo). O doce de leite (leite cozido durante horas com muito açúcar, de consistência cremosa e cor de caramelo) é utilizado em tortas, sorvetes, molhos para sobremesas, bombons e como recheio de tabletes de chocolate. Mas o mais comum é untar no pão, com manteiga ou sozinho,
para o café da manhã ou na merenda, ou comê-lo em colheradas.
Vinhos
Os vinhos argentinos são reconhecidos em toda a região, especialmente o tinto.
As bebidas alcoólicas só são vendidas a maiores de 18 anos, em supermercados ou lugares autorizados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário